Pressurização de Escada
Pressurização de escada
O que é escada pressurizada?
Quais são os componentes da escada pressurizada?
O duto de captação é responsável por captar o ar do ambiente externo. Este ar deve chegar até a sala de pressurização e é ele que é insuflado para o corpo da escada. Esse duto pode ser de alvenaria ou metálico e deve garantir que a vazão de ar seja suficiente para a câmara de pressurização.
O duto de insuflamento é o duto que liga o motoventilador até o duto vertical presente no corpo da escada. Pode ser metálico ou de alvenaria rebocado internamente, para diminuir a perda de carga devido a rugosidade do duto. Deve ser garantido o isolamento do duto para evitar vazamentos de ar que prejudicam na eficiência do sistema de pressurização. Além disso, evitar que gases contaminados entrem para o sistema prejudicando na qualidade do ar.
O ar pressurizado pelo motoventilador é conduzido até o corpo da escada através de um duto vertical, podendo ser de alvenaria ou metálico. A diferença entre eles é que o duto metálico diminui o atrito do ar, o que possibilita diminuir as dimensões do próprio duto. Em alguns casos, o ganho de área nos pavimentos atendidos compensa o custo mais elevado do alumínio.
As grelhas de insuflamento são responsáveis por distribuir e direcionar o ar insuflado presente no duto vertical no corpo da escada. Devem ser reguláveis para garantir o balanceamento da distribuição de ar no ambiente. As grelhas devem ser distribuídas no corpo da escada em intervalos regulares e devem ser obrigatoriamente previstas uma grelha próxima ao piso de descarga e uma próxima ao último pavimento a ser pressurizado.
Os dampers de sobrepressão são dimensionados para evitar o excesso de pressão do ambiente. Para o sistema de escada pressurizada a pressão no corpo da escada não deve exceder os 60Pa. O excesso de pressão compromete no acesso a escada de emergência, pois dificulta a abertura das portas corta-fogo. Quando ocorre essa sobrepressão, os dampers se abrem, provocando um alívio da pressão excedente e garantindo a pressão correta no ambiente.
O filtro de ar deve ser instalado na captação do ar do ambiente externo, antes de chegar à sala de pressurização. Ele deve ser pelo menos de classe G1 (ABNT NBR 16101 – 2012), com retenção média de partículas de 50 a 65%. Além disso, é importante para garantir que o ar insuflado no corpo da escada seja o mais limpo possível, evitando que contaminantes sejam insuflados na escada de emergência.
A veneziana de captação tem como objetivo captar o ar do ambiente externo para a sala de pressurização. Deve ser instalada em locais que captem o ar mais limpo possível, evitando lugares próximos a exaustores de cozinhas, por exemplo, assim não comprometendo na qualidade do ar a ser aproveitado pelo sistema.
O que é a sala de insuflamento?
Como funciona o sistema de pressurização?
Quando detectado situação de emergência em um dos pavimentos, o sistema de pressurização deve ser acionado através de um sistema automatizado de detecção de fumaça, caso o sistema não seja acionado automaticamente, um botão de acionamento manual presente junto a central de alarme, deverá ser o responsável pelo acionamento do sistema. Assim, o motoventilador é acionado para funcionar em situação de emergência, insuflando o ar captado do ambiente externo e presente na sala de pressurização, sendo ele distribuído para o corpo da escada pelas grelhas de insuflamento instaladas no duto vertical, garantindo a pressurização no corpo da escada. Lembrando que o damper deve estar funcionando para evitar a sobrepressão do sistema de pressurização.
O sistema de pressurização pode operar em dois estágios diferentes. No sistema de estágio único, o motoventilador é acionado apenas em situação de emergência. Já no sistema de dois estágios o sistema tem um funcionamento contínuo com nível baixo de pressurização de 15Pa e em situação de emergência o nível de pressurização aumenta para os 50Pa. Este sistema é recomendável e muitas vezes exigido pelos Corpos de Bombeiros, pois mantém condições mínimas de proteção em operação permanente, além de propiciar a renovação de ar no volume da escada.Esquema geral do sistema de pressurização. FONTE: CBM-SP