Sprinklers

Sprinklers

O sistema de sprinklers compõe-se basicamente de uma rede de distribuição, provida de chuveiros automáticos (sprinklers), interligados a um conjunto moto bomba que garante a pressurização do sistema.
O Sistema de Sprinklers Automático atua na extinção de fogo num edifício, pela pronta e contínua descarga de água, diretamente sobre o material em combustão. Os sprinklers são constituídos basicamente de um corpo, uma ampola e defletor. O elemento sensível dos sprinklers é a ampola de vidro transparente, caracterizado pela sua resistência e rigidez. A ampola de vidro é hermeticamente fechada e selada e contém um líquido altamente expansível ao calor, capaz de exercer uma força de rompimento elevada. No caso da temperatura se elevar acima de um limite pré-determinado, a pressão criada pela expansão do líquido rompe a ampola, dando saída à água, a qual se espalha.

Os sistemas de sprinklers são normalmente utilizados para proteção de indústrias, shopping, centros comerciais, depósitos e outros.

Por que os bulbos possuem diversas cores?

As cores dos bulbos são determinadas pelos fluidos internos. Em função da aplicação do sprinkler, é determinada uma temperatura de atuação, ou seja, em alguns casos o sprinkler precisa atuar com temperaturas mais baixas e outros com temperaturas mais altas. Para diferenciar estas temperaturas e facilitar a identificação dos sprinklers, os fluidos receberam colorações diferentes para cada temperatura de atuação, são elas: